
AT-502B
A série AT-502 tem sido a escolha ideal de operadores em todo o mundo para tornar suas operações mais eficientes, produtivas e lucrativas. Com uma capacidade de carga de 500 galões (1,893 litros), o número de decolagens e pousos é reduzido. O potente motor à turbina Pratt & Whitney tem o tipo de desempenho eficiente que os operadores esperam da Air Tractor. A grande envergadura das asas, 52 ft. (15,84 metros) com pontas tipo Hoerner melhoram as características de desempenho, permitindo faixas de deposição maiores, aumentando o rendimento operacional e a rentabilidade das operações. Devido ao conjunto de vantagens que oferece, o AT-502 tem se mostrado confiável e versátil, tornando-se um dos aviões agrícolas mais populares, rentáveis e utilizados na indústria nos dias de hoje.

Motor: | P&W PT6A-34AG | Peso Vazio com Equipamento de Pulverização: | 4,860 lbs. (2 204 kg | Envergadura: | 52 ft. (15,84 m) |
Motor S.H.P.: | 750 @ 2200 RPM | Carga Útil: | 5,403 lbs. (2 450 kg) | Área de Asa: | 312 sq. ft. (29,01 m2) |
Hélice: | Hartzell HC-B3TN-3D/T10282NS+4 | Capacidade do Hopper : | 500 U.S. gal. (1 893 L) | Dimensões da roda principal: | 29.00 x 11 |
Peso da Decolagem: | 9,400 lbs. (4 263 kg) | Capacidade de Combustível: | 170 US gal (644 L) | Dimensões da roda de cauda: | 5.00 x 5 |
Peso do Pouso: | 8,000 lbs. (3 628 kg) |
Velocidade de Cruzeiro: | 140 mph (225 kph) at 8,000 ft (2 438 kph) | Velocidade de Aplicação Aeroagrícola: | 120-140 mph (193-225 kph) | Alcance em cruzeiro econômico a 8000 pés(2438m): | 660 mi (998 km) |
Velocidade de estol com flapes recolhidos: | 82 mph (132 kph) at 8,000 lbs (3 629 kg) | Velocidade de estol na configuração para pouso: | 53 mph (85 kph) | ||
Razão de subida: | 870 fpm (265 mpm) at 9,400 lbs (4 264 kg) | Distância de decolagem: | 1140 ft (347 m) at 9,400 lbs (3 901 kg) |

Qual o consumo de combustível das aeronaves? AT-402B (-15AG) 170 – 190 lts/hora AT-502B (-34AG) 190 – 220 lts/hora AT-602 (-60AG) 265 - 285 lts/hora AT-802 (-65AG) 280 – 320 lts/hora |
Qual o TBO recomendado das turbinas? PT6A-15AG (AT-402B): 3.000 horas PT6A-34AG (AT-502B/AT-504): 4.000 horas PT6A-60/65/67AG (AT-602/AT-802):3.000 horas |
Qual o consumo de óleo do motor? Consumo normal de 1 litro a cada 25 – 30 horas de vôo. Não existe necessidade de troca de óleo nas revisões. Recomenda-se trocar o óleo a cada 1.000 horas ou anualmente caso aeronave voe pouco. |
Com qualquer descuido durante a partida vou “queimar” a turbina? Não. O procedimento de partida é muito simples e seguro. É preciso um grande descuido e/ou vários outros fatores para “queimar” a turbina durante a partida; Acesse o vídeo da partida da PT6A em http://www.youtube.com/watch?v=QydkE_ZSMU0 | Se eu cortar o motor preciso esperar um determinado tempo para dar partida novamente? Não. Apenas a próxima partida vai ser mais quente. A limitação de partidas consecutivas é do Starter, para fins de resfriamento. |
Preciso ter sempre uma fonte externa para dar partida? Não. As baterias da aeronave podem ser utilizadas para dar partida sempre. A utilização da fonte externa é recomendada para aumentar a vida útil das baterias e como redundância. |
Cada vez que der partida na turbina preciso voar pelo menos 5 horas de vôo? Não. Exemplo: Aeronaves comerciais. |
Se eu der mais de uma partida por dia na turbina vou “estourar” os ciclos da turbina? Não. Apenas alguns componentes da turbina são controlados por ciclos, sendo a vida útil dos mesmos controlada em termos de CICLOS COMPLETOS. Os componentes controlados da PT6A-15AG, por exemplo, tem vida útil de 16.000 a 25.000 ciclos. Desta forma, mesmo voando apenas uma hora por partida não será excedido o número de ciclos. |